E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
Lucas 19:2

 

O que vemos hoje no meio evangélico, é que muitos querem ficar RICOS. Ouvimos o tempo todo que crente tem que ser abençoado, só se fala em ter, poder, ganhar, acrescentar e outras coisas mais no sentido de acumular de ter posse. Pobreza é sinônimo de pecado e falta de fé, mas não é o vejo na conversão de Zaqueu, pois a primeira coisa que o evangelho fez na vida dele foi o esvaziamento, a entrega, a prontidão em dar, o repartir e o devolver.

 

A IGREJA QUE ORA CONVERTEU ZAQUEU ESTÁ SE CONVERTENDO AO ESTILO DO ZAQUEU

 

1 – QUEM ERA ZAQUEU NO MOMENTO DA CONVERSÃO

Uma pessoa disposta a esvaziar do seu EU – Mesmo sendo um homem de posição, não se envergonhou de subir numa árvore como um garoto. Subiu e ficou aguardando a passada do Mestre. Se quisermos nos encontrar com Cristo, precisamos deixar de lado a vergonha e a timidez e o eu.

Uma pessoa disposto a mudança – Embora tido como pecador tinha no seu íntimo a vontade de ser transformado pelo poder de Deus. Tinha o anseio em conhecer a Jesus.

Uma pessoa discriminada pela sua profissão – Ele prestava serviço a Roma como chefe dos cobradores de impostos que eram considerados ladrões, e se fossem judeus, eram considerados traidores. Zaqueu era rico e havia feito riqueza de forma errônea.

 

2 – QUANDO A IGREJA SE CONVERTE A ZAQUEU

Quando só pensam em tomar vantagens mesmo que para isso tenha que defraudar a alguém.

Quando querem tudo para si e são incapazes de abençoar a vida do próximo, mesmo que seja com a doação de uma cesta básica, ou na ajuda a um irmão.

Quando são capazes de dar uma carona em seu carro, mesmo indo para a mesma igreja ou podendo socorrer alguém para levar ao um hospital

Quando amam mais o dinheiro do que as pessoas, pois passam por cima de tudo e de todos.

Quando só pensar em acumular e não são capazes de dar uma oferta, entregar o seu dizimo, ou fazer uma doação.

 

A conversão de Zaquel é especial pelo fato da genuína mudança, pois decide de início se desprender de tudo e restituir aos que haviam defraudado. Que tipo de pessoa você é?

A que converte aos Zaqueus por onde você passa, ou você já se converteu ao estilo de vida de Zaqueu antes de sua conversão?

 

Até a próxima semana querendo Deus!

Pr. Miquéias Campos Amaro

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.