Lugar de Esperança

A Igreja de Éfeso (Ap 2,1-8) –  Era a maior cidade comercial da costa oeste da Ásia Menor e um importante centro de comércio, com intenso tráfego marítimo e rodoviário da região. Éfeso foi uma próspera cidade, com circulação de populações, comércio e riquezas. Hoje a cidade romana esta para visitação Pública com um imenso parque arqueológico, com ruas e prédios de mármore, Biblioteca, Ginásio e anfiteatro. Até os anos 500 d.C. Éfeso continuou sua trajetória e importância, mas devido aos pântanos existente ao seu redor a população foi vítima de Malaria, e aos poucos a cidade foi abandonada. A maioria de suas esculturas foram levadas para Constantinopla e no século XIV os turcos levaram embora seus últimos habitantes. Surgiu a três quilômetros da antiga Éfeso a cidade de Selçuk.

Igreja de Esmirna (Ap 2,8-12) – Era uma importante cidade disputando com Éfeso e Pérgamo a fama de ser chamada a maior cidade da Ásia. Esmirna era totalmente fiel ao Império Romano por isso é chamada de “Fiel”. Fontes de águas situadas nas montanhas forneciam água em abundância à cidade conduzida através de um aqueduto. Na parte alta da cidade situava-se o teatro. Possuía uma biblioteca, ginásios, termas e um estádio a vida cultural de Esmirna era intensa.  Atualmente se ela se chama Izmir, sendo uma importante cidade da Turquia e considerada a maior cidade da Turquia Asiática.

Igreja de Pérgamo (Ap 2,12-18) – A cidade de Pérgamo foi construída em torno a uma pequena montanha. Na Acrópole se destacava o templo de Zeus, salvador, uma das principais divindades gregas. Devido a isto foi chamada de trono de Satanás. Os Romanos marcam presença a partir de 133 A.C, e passou ser capital da província da Ásia. Sede do pro cônsul e centro do culto imperial. Importante centro industrial se caracterizou pela fabricação do pergaminho de couro de carneiro. Atualmente a cidade de Pérgamoesta aos pés da antiga Pérgamo dos Romanos. As ruínas mostram a riqueza e importância desta cidade.

A Igreja de Tiatira (Ap 2,18-29) – Cidade pequena e sem grande importância no que diz respeito à estrutura administrativa do império Romano. Estava localizada no caminho entre Pérgamo e Sardes. Era um pequeno centro industrial na confecção de Tecidos. Possuía uma corporação de tecelões, tintureiros, alfaiates, curtidores, etc. Lidia da comunidade de Felipos era uma dessas comerciantes de Tiatira. Atualmente no mesmolugar existe uma cidade de regular proporções chamada Akhisar.

A Igreja de Sardes (Ap 3,1-7) – Durante o sétimo século a.C., Sardes foi uma importante cidade e era a capital da Lídia. Cidade muito rica, pois foi encontrado ouro no rio próximo de Sardes e os reis que aí viveram foram considerados pela por sua riqueza. A famosa “estrada real” era caminho entre Sardes e as cidades do leste. Nos tempos do Novo Testamento, Sardes fazia parte da província Romana da Ásia. Atualmente se pode visitar além das ruínas da cidade de Sardes do livro do Apocalipse, se pode visitar uma pequena cidade que esta ao lado da Antiga Sardes. Esta pequena localidade chama-se de Sartes.

A Igreja de Filadélfia (Ap 3,7-14) –  Fica num belíssimo vale aos pés de uma cadeia de montanhas. Nesta parte do vale localizava-se a antiga cidade. Filadélfia foi fundada pelos reis de Pérgamo como um posto avançado do seu Reino isto aconteceu a.C. A cidade era atravessada por uma importante estrada que ligava Pérgamo ao norte com Laodicéia ao sul. No período do Novo Testamento, Filadélfia fazia parte da província romana da Ásia. Atualmente a antiga Filadélfiado Novo Testamente esta ocupada pelo vilarejo de Alaseir.

A Igreja de Laodicéia (Ap 3,14-22) – Esta localizada em um importante cruzamento de estradas nos vales da Ásia Menor, atual Turquia. A cidade estava situada na montanha, junto a fontes termais de águas quentes e dava para um vale fértil. Na época romana, a cidade era um importante centro de administração e comércio. Paulatinamente a antiga cidade foi abandonada restando apenas algumas ruínas e os locais das fontes termais. Atualmente existe uma moderna cidadezinha chamada de Denisli, que se expandiu em torno das fontes de água. Nas cercanias existem importantes fontes de águas termais no local chamado Pumakkale.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu