Lugar de Esperança

4º – O visitado não deve ser interrogado quanto ao motivo de sua ausência, nem constrangido por qualquer tipo de cobrança, seja o mais transparente possível e natural. Lembre-se que ele precisa ser amado, notado e compreendido e não colocado na parede.

5º – Se o visitado no seu momento de desabafo começar a criticar a igreja, aos irmãos, ao pastor, seja sábio. Simplesmente ouça e diga que o justo juiz julgará todos conforme as suas ações. Não deixe que ele te envolva no assunto e você comece a criticar também. Corte o assunto falando sobre a importância da salvação e do seu retorno.

6º – Se por algum motivo você notar que o visitado só quer criticar e despreza a sua visita, seja sábio, despeça educadamente, diga que voltará outra hora, e peça aos irmãos que ore por ele, para que na sua segunda tentativa possa encontra-lo mais quebrantado e sensível a voz de Deus.

7º – O visitando precisa notar que realmente você se preocupa com ele. Na semana que você o visitou, não esqueça de ligar para ele e perguntar como está.

8º – Sabiamente tente notar se o visitado está com algum problema material ou espiritual e peça ajuda aos diáconos e presbíteros da igreja para ajuda-lo.

9º – Se o visitado comentar que ninguém o visitou e nem o pastor lhe procurou nesse período que esteve afastado, diga que estávamos orando pelo seu retorno e que você foi nomeado para acompanha-lo e ajuda-lo no seu regresso a comunhão com a igreja.

10º – Se o visitado comentar que não quer saber da visita da igreja e não quer receber nenhum irmão, informe o pastor para que ele possa visitá-lo. O principio que se deve ter é que não podemos desistir do afastado e sim persistir e insistir, seja por atitude ou por oração.

 

COMO DEVEM SER A 1º VISITA

1º – Não podemos chegar à casa do visitado sozinho, pois ele entenderá que somente você é quem se preocupa com ele e não a igreja.

2º – Diga ao visitado que foi a igreja na pessoa do pastor que te enviou para visitá-lo.

3º – Leia a Bíblia com ele e ore, não pergunte porque ele está afastado, deixe que ele tome essa iniciativa, simplesmente convide a ir novamente a igreja.

4º – Se o afastado decidir ir a igreja com você. Marque de pegá-lo em sua casa, chegue 5 minutos antes ou no horário, não chegue atrasado em hipótese alguma, pois isso demonstra despreocupação. Não esquece de avisar ao pastor sobre a presença dele na igreja, para que o pastor possa conversar e se aproximar dele novamente.

5º – Se você notar que ele não que falar, não se preocupe, marque uma segunda visita, porém nessa visita leve novos irmão, de preferência com violão para fazer um pequeno culto.

6º – É muito importante que na segunda visita, leve outros irmão acompanhe o grupo, pois o visitado verá que a igreja se preocupa com o seu retorno. Se quiser pode levar bolo e guaraná, pois irá criar um clima de descontração e de amizade. Isso quebrará toda as barreiras quanto à falta de aproximação e conversa.

7º – Não esqueça de ligar para o afastado durante a semana e pergunta como ele esta, se está lendo a Bíblia, se está orando entre outros assuntos referente a sua última visita. E não esqueça de ora por ele.

 

Até a próxima semana querendo Deus!

Pastor Miquéias Campos Amaro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu