Lugar de Esperança

Como ter uma Mente Renovada por Deus (Marcos 7.18-23)

18 – Respondeu-lhes ele: Assim também vós estais sem entender? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,

19 – porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e é lançado fora? Assim declarou puros todos os alimentos.

20 – E prosseguiu: O que sai do homem, isso é que o contamina.

21 – Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios,

22 – a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez;

23 – todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.

Na bíblia há 507 versículos que mencionam a palavra Coração, porém como lemos nesse texto podemos notar que não esta falando do órgão que bombeia o sangue, mas sim como local e residência das emoções, como o centro da vida do homem.

Em PV 4.23 diz: Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Note que esse texto trata o coração como “uma fonte a jorrar” e é necessário ter controle sobre essa fonte, por isso Jesus fala aos fariseus e escribas que é preciso ter controle sobre o que pensamos, pois um pensamento pode contaminar e destruir o homem.

(GN 6.5) Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.

(GN 8.21) Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer.

1º Passo: Identifique que tipo de pensamento esta ocupando sua mente. Quando identificamos o que ocupa nossa mente, podemos combater de frente o nosso inimigo.

Em Marcos 7.18-23, Jesus relaciona 12 tipos de pecado que estão separados em 04 grupos. São esses pensamentos que dá inicio ao pecado.

– A Prostituição, O Adultério, A Libertinagem.

– O Furto, O Dolo (Intenção de prejudicar), A maldade, O Homicídio.

– A inveja, A Cobiça, A Soberba.

– A Insensatez, A Blasfêmia.

2º Passo: Recuse os pensamentos carnais, pois mente renovada significa vida transformada.

(RM 12.2) E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

(II Cor. 10.4-5) Pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;

Só pode ter uma mente renovada, quem leva todos os pensamentos a obediência de Cristo, ou seja o nosso inimigo deve ser vencido primeiro na mente.

(PV 27.19) Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem.

(PV 15.13) O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate.

3º Passo: Substitua os pensamentos carnais pela Palavra de Deus (Jesus venceu o Diabo com a Palavra) Aprenda a pensar com a Bíblia ensina.

(SL 119.11) Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.

(FL 4.8) Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

– Guarde a Palavra de Deus em seu coração através da leitura diária e meditação.

– Pense no que é certo, deixe Deus guiar os seus pensamentos nas coisas espirituais.

É Preciso identificar os pensamentos errados, recusá-los de sua mente e substituir pela palavra de Deus.

– Terá vida abundante e de prosperidade quem medita e vive a Palavra. Josué 1.8 diz: Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu