Deus me fez único e incomparável

Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Salmos 139.14

Será que Deus se esqueceu de alguma coisa quando te criou?

Não, Ele não esqueceu.

Deus pensou em cada detalhe quando nos fez. Ele criou tudo de maneira correta e não do jeito que nossos pais desejavam, mas sim do jeito que Ele desejava, por isso, Ele é o criador e nós a criatura de suas mãos. Por isso, até hoje ninguém consegue compreender completamente o ser humano, pois somos muito complexos e únicos. Você foi feito a imagem e semelhança de Deus, cada um com sua forma particular, mas todos semelhantes ao criador.

Podemos aqui dizer que Deus é como o arquiteto que planeja e constrói uma casa, edifício. Deus primeiro criou a Terra, deixou tudo organizado para receber o homem assim como faz o arquiteto que prepara o terreno onde será construída a casa. Depois de tudo pronto Ele faz o homem igualmente como o arquiteto constrói a casa e sabemos que ela é feita por partes, então, vamos comparar nossa criação com a de uma casa.

Uma casa para se parecer casa precisa ter alicerce, paredes, telhado, porta e janela, e nós também precisamos disso tudo para ser consideradas imagem e semelhança de Cristo da mesma forma que todos conhecem o arquiteto pela casa que ele planejou.

  1. Planejamento – quando o arquiteto planeja construir uma casa ele precisa pensar: Para que construir? Quem vai morar?  Em que local?  Como será? Da mesma forma Deus nos planejou, pensou para nós um plano de morarmos na Terra que Ele criou que Ele moraria em nós, que nós seríamos sua imagem e semelhança.
  2. Alicerce – Isaías 43.7 O alicerce é a nossa origem, o motivo de termos sido criados. Na casa feita pelo arquiteto o alicerce dá base para todo o resto, sustentação no terreno para não afundar; e na nossa vida o alicerce é o motivo de sermos criados, fomos criados para a glória de Deus. Nossa vida somente se mantém de pé se tudo que fizermos for para a glória Dele, nada dará certo se não for para glorificar a Deus.
  3. Paredes – I Coríntios 6.19 Elas servem para fechar qualquer espaço na casa, as paredes protegem tudo que está dentro dela, elas devem ser sempre cuidadas para se evitar rachaduras e não cair. Da mesma forma é nosso corpo (as paredes), ele o Templo do Espírito Santo, precisamos cuidar dele – cuidar da saúde – modo de andar, modo de vestir evitando assim que o Espírito Santo que está dentro de nós sofra.
  4. Telhado – Hebreus 3.1 O telhado protege toda a casa e na nossa vida não é diferente, o telhado se compara aos nossos pensamentos que devem estar voltados somente em Cristo para que o corpo todo não sofra. Uma casa sem telhado com o tempo as paredes caem e tudo que está dentro dela se acaba, assim a nossa vida quando não estamos em Deus, o corpo todo sofre e o Espírito Santo não tem mais vontade de viver nele.
  5. Porta – Salmos 34.12-13 A porta serve para entrar e sair da casa, qualquer pessoa ou qualquer coisa pode entrar e sair se não tomarmos cuidado. A boca é a porta, dela entram e saem palavras boas e ruins, devemos tomar cuidado com o que falamos para sermos pessoas felizes.
  6. Janela – Salmo 25.15 É pela janela que passa iluminação de uma casa e é pelos olhos que nosso corpo recebe a luz de Cristo, o que vemos precisa iluminar nossa vida, cuidado com o que seus olhos têm visto.

Fomos feitos tão somente para sermos diferentes, nenhuma casa é igual mesmo que feita nos mesmos padrões, mesma quantidade de cômodos e materiais, mas quando o morador entra a coloca do jeito que quiser. Assim somos nós nas mãos de Deus, todos somos feitos de barro, do mesmo jeito, mas o Morador nos deixa do jeito que Ele quer e como tem muitas casas, cada uma tem seu jeito especial, nenhuma é igual. Somos casas, o morador é Jesus Cristo e por esse motivo somos únicos e incomparáveis.

Deus o Arquiteto

Espírito Santo o Engenheiro

Jesus Cristo o que executa a obra.

 

Rosicleide Rocha

Conselheira de pré adolescentes

IMWEP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *