Cuidados necessários ao viver cristão: Exemplo para o Rebanho.ovelhas-campo

Texto bíblico: Atos 20:28 e I Pedro 5:3.

Quando o apóstolo Paulo convocou os presbíteros da igreja de Éfeso para que se reunissem em Mileto, nas instruções que lhes passou, ele se referiu a eles como supervisores e lhes deu a incumbência de alimentar a igreja (Atos 20:28).

Presbíteros são “anciãos” porque não são novatos, mas sim mais velhos na fé e já tiveram tempo para desenvolver a sua maturidade espiritual (I Timóteo 3:6). Como supervisores, eles “governam” a igreja local, como um homem “governa” a sua própria família, tendo a esposa e os filhos com exemplo. (I Timóteo 5:17; 3:5,12).

 

Os presbíteros ajudam a resolver conflitos na igreja (Atos 15:1-2). Eles oram pelos enfermos (Tiago 5:14). Eles devem cuidar da igreja com humildade (I Pedro 5:1-4). Eles devem passar seu tempo em oração e ensino da Palavra (Atos 6:2-4).
O Presbítero Wesleyano auxilia o pastor no governo da Igreja local e nas tomadas das decisões espirituais. Zelam pela disciplina e cuidado da vida espiritual da Igreja e do seu crescimento. Assistem os enfermos, administra a ceia na Igreja local e os enfermos, e no batismo quando convidado. (Art.104 a Art.113 do Estatuto Interno).

Como membro, devemos cultivar um espírito de submissão e obediência para que fique mais fácil servir em seu ministério. Se acontecer de alguma vez o presbítero conduzir a igreja erroneamente, ou realizar um ato contrário ao que Cristo autorizou, a obrigação do cristão é bem clara: Olhando para Jesus, autor consumador da fé (Hebreus 12.2a).

Os presbíteros qualificados servirão de “exemplo para o rebanho” quanto ao caráter, à atitude e ao decoro (I Pedro 5:3), pois a experiência deles com a Palavra os levam a um discernimento mais claro de como aplicar devidamente a palavra de Deus à nossa vida individual ou ao funcionamento coletivo da igreja.

 

Até a próxima semana querendo Deus

Pr. Miquéias Campos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.