Lugar de Esperança

Texto: Josué 24:15b – Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

É possível que algumas pessoas inda não tenham parado para pensar sobre a palavra LAR, seu significado e importância. É no lar que aprendemos as primeiras coisas. É no lar que aprendemos as primeiras palavras. É no lar que somos iniciados aos princípios da vida feliz. No lar somos educados para o trato dentro e fora dele. É no lar que Deus nos faz viver em família.

Se o lar é tão importante, como surgiu essa palavra? A palavra “lar” vem de “lare”, que no latim significa, etimologicamente, “a parte da cozinha onde se acende o fogo”. Percebeu a profundidade? A ideia original da palavra “lar” é de um lugar íntimo, onde há aconchego. Da palavra “lar”, surgiu a palavra “lareira”. Era ao redor da lareira que a família se reunia, ao redor do fogo, nas noites e dias frios. Você já percebeu que a palavra “lar” tem sido pouco usada? Não seria devido à distância do seu sentido original em relação ao ambiente que as famílias vivenciam hoje? Note que em milhares de famílias já não há mais aquele ambiente de intimidade, de aconchego. Precisamos reconstruir o lar.

Independente de pais e mães presentes ou ausentes é no lar que descobrimos quem somos, o que queremos, e passamos a entender o sentido da palavra casa e família. Pois é no lar que descobrimos o sentido das palavras “equipe, ajuda, amor, harmonia, respeito, normas, pai, mãe, filho, etc…”, pois notamos que para que ele funcione, é preciso o trabalho de todos. No lar ninguém deve ficar sem atividade, por mais simples e menor que seja, pois o realizar da atividade de um, facilitará a vida do outro. Assim como a falta de atividade de um dos membros do lar, sobrecarregará o outro.

É no lar que descobrimos o sentido da palavra amor, pois vivemos em um mundo tão frio no relacionamento e sem afeto, mas quando chegamos no lar, descobrimos que alguém se preocupa conosco e olha para nós. É no lar que descobrimos o sentido da palavra carinho, pois somente quem está próximo percebe a importância de doar e receber carinho. O lar deve ter respeito entre pais e filhos, pois nele descobrimos o papel que cada um tem e deve se esforça para que haja harmonia e paz.

Termino minha reflexão com parte da letra de uma canção que diz: Minha casa será uma casa de bênção. Minha casa será um pedaço do céu. Nela estarão reunidos adoradores. Que só exaltam ao Deus verdadeiro e fiel. Minha casa será reconhecida. Como um lugar de milagres e oração. Onde Jesus tem prazer em ficar. Onde o Espírito Santo habita. Onde há prosperidade, amor e vida. Faça do meu lar, Senhor. Um lugar de harmonia. Faça do meu coração. Tua casa todo dia. Esteja à vontade pra ficar. E nunca mais partir. Pois a casa que um dia te recebeu. Nunca mais saberá viver sem ti

Pr. Miquéias Campos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu