O verdadeiro significado da expressão “põe em ordem a tua casa”
O sentido original dessa expressão significa “dê ordens à sua casa, isto é, à sua família”. Em outras palavras, Isaías disse a Ezequias o seguinte:

põe em ordem a tua casa

“Se você tem alguma orientação a dar sobre a sucessão do trono, ou a respeito de providências domésticas e privadas, faça isso o mais rápido possível”.

Ezequias estava no meio da vida. Ele subiu ao trono quando tinha vinte e cinco anos de idade, e ele já tinha reinado quatorze anos.

É possível que ele não tenha feito nenhum planejamento quanto à sua sucessão, e como isso era muito importante para a paz da nação,

Isaías foi enviado para conscientizá-lo da necessidade de deixar bem arranjados todos

 

os negócios do reino, de forma que não houvesse nenhuma anarquia após a sua morte. Deus estava se referindo a organizar a casa, o lar, o reino de Israel e a sua própria vida.


II – Ponha em Ordem a sua Vida Familiar:
Muitos lares estão desorganizados, desestruturados, desequilibrados e fora dos princípios que Deus estabeleceu para a família e por isso vivem infelizes. Deus não se agrada disso. Ele quer que vivamos bem em família, que os filhos honrem aos pais, que os pais cuidem, protejam e amem seus filhos, que os irmãos vivam em união, que os casais se amem e mantenham o seu matrimônio sem mácula. Tudo isso são princípios para a organização de uma família que pretende ser abençoada por Deus. Em alguns lares reina uma “bagunça religiosa e espiritual”, onde vários deuses são adorados e cada um, inclusive as crianças, são livres para adorar e servir ao deus que quiser. Organize a sua casa!I – Ponha em Ordem a sua Vida Pessoal: Algumas pessoas estão com a vida totalmente bagunçada, um verdadeiro caos. Estão enrolados com mais de uma namorada ou mesmo em adultério, cheio de dívidas, cheques sem fundos, nome no “SPC”, aluguel atrasado, devendo a agiotas etc. Essa tem sido a situação de muitos quando chegam a Deus. É preciso por em ordem a sua vida pessoal. Ainda que você ache impossível, saiba que com a ajuda de Deus tudo é possível.

III – Ponha em Ordem a sua Vida Espiritual: O rei Ezequias ao receber a palavra profética de Isaías virou o rosto para a parede e levantou um clamor a Deus. Ele fez uma oração fervorosa e declarou que era “um servo fiel e íntegro de coração e que tinha feito o que é reto para com Deus” (II Reis 20:3-5). Isso tocou o coração de Deus e o milagre aconteceu na vida de Ezequias. Portanto, vemos que “Fidelidade, Integridade e Retidão” para com Deus atrai a glória, poder e os milagres do Senhor. Deus ouve a oração daqueles que estão com a sua vida espiritual organizada. Como está a sua vida espiritual? Você tem lido a Bíblia, orado e se santificado? Você tem sido fiel a Deus, a sua família, aos seus pastores e líderes? Ponha em ordem a sua vida espiritual, arrependa-se dos seus pecados e converta-se ao Senhor!

Conclusão: A oração foi mais poderosa do que a profecia e assim a vida de Ezequias foi poupada e ele teve tempo para organizar a sua vida, a sua casa, o seu reino. Deus concedeu a ele mais 15 anos de vida. Você está precisando por em ordem a sua casa, a sua vida pessoal, familiar e espiritual? Reconcilie-se com Deus e ponha em ordem a sua casa.

Até a próxima semana querendo Deus!

Pastor Miquéias Campos

Este post tem 6 comentários

  1. affonso

    parabens pastor que a graça de DEUS continue a te inspirar para inspirar a muitos

  2. Alessandra

    Amei essas considerações!! Foi muito claro pra mim

  3. vanuza

    Parabéns Pr. muito boa suas palavras…. as observações…. me ajudou muito nos meus estodos.

  4. Manassés Sá

    Querido Pastor,

    O senhor começou fazendo a interpretação correta do testo, a melhor tradução é “dê ordens a sua casa”. Aí vc começa a desenvolver com a interpretação errada…”põe em ordem a sua casa”. Você traz a conotação do que a maioria fala…A melhor linha a ser seguida aqui é de um Rei que estava prestes a deixar o reinado e ainda não tinha feito um sucessor, tanto é que Manassés vem depois dele e desfaz tudo que seu pai outrora fizera.

    Manassés segue a linha do seu avô Acaz, e tudo porque a ordem que Deus mandou a ele não foi obedecida.

    O ensinamento a pais e líderes é: Ponha ordem, discipule, treine alguém para que a obra que o Senhor está fazendo não pare.

    A paz de Cristo.

    1. Aristides Ramos

      Dentro da sua linha de pensamento e interpretação o que dizer de Acaz, será que ele instruiu seu filho Ezequias para sucessão? Ezequias tinha tudo para seguir as práticas de seu pai, mas rejeitou e Manasses estava inserido no governo de seu pai mas tambem rejeitou.

  5. Marly

    Muito bom obrigado que Deus continui te usando cada dia mais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.