O que você faria se Deus o chamasse pelo nome? Na verdade não é comum um fato como esse, a Bíblia retrata poucos casos, entretanto todos os que assim foram chamados mudaram a história. Moises foi chamado pelo nome e mudou a história do Israel para sempre. Saulo foi chamado pelo nome e mudou a história dos gentios com o evangelho da graça e Samuel foi chamado pelo nome de foi o único que além de ser juiz, era sacerdote e profeta. É preciso observar que há muitas implicações nessa história, a vida de Samuel mostra o porque de seu chamado.

Um chamado particular e pessoal – Seu nascimento foi um milagre. Foi fruto da oração fervorosa de sua mãe, e com três anos de idade foi entregue no templo para ser criado pelo sacerdote. Era justo, santo é reconhecido pela sua nação.

A obediência de Samuel em atender prontamente o chamado – O que me encanta nessa história é a obediência de quem está atendendo o chamado. Samuel é obediente, não exita em se levantar e perguntar e Eli por três vezes o porque o chamava. Por muito menos alguns se aborreceriam ou não atenderia.

Eli sinaliza para Samuel que era Deus quem o chamava – O sacerdote Eli teve o discernimento que era Deus quem falava ao rapaz. É possível que muitos nos dias atuais, pela sua vaidade e hierarquia humana, se sentiria desprestigiado, ou com ciúmes de um fato como esse, mas Eli se mostrou um homem temente a Deus e entendeu que Deus não queria falar a ele e sim ao rapaz.

Eis me aqui, fala porque teu servo ouve. Essa frase é a maior demonstração de submissão ao ouvir a voz de Deus. Samuel desceu ao lugar de servo, pois reconhecia a grandeza de Deus.

– Fala. Disposição em ouvir. Muitos erros teriam sido evitado se ouvíssemos mais. Há pessoas que lamentam suas decisões desobedientes até hoje, e outras que lamentam por não poder voltar o tempo. Aprenda a ouvir a Deus e as pessoas.

– Teu servo. Se submeteu a grandeza de Deus e ao seu serviço que receberia a fazer. É comum hoje ouvirmos desculpas. Samuel se coloca no lugar de servo e está pronto para executar o que Deus lhe falaria.

– Teu servo, ouve. Estava atento a voz de Deus e ao seu chamado. Não se trata somente de ser servo é preciso ser obediente. A diferença da vida de Samuel estava na obediência. Hoje as pessoas querem tudo de Deus, mas não querem obedecer.

E hoje onde nos encaixamos nessa história?

– Também fomos chamados.

– Deus permanece não abrindo mão de sermos obedientes.

– Deus espera que venhamos ouvir quando fala conosco.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.